11.2.15

Avaliação da Petrobras


Damodaran faz uma análise do valor da Petrobras. Inicialmente ele mostra que o aumento de valor da empresa de 2005 em diante deveu-se a três fatores: 1. Descoberta de novas reservas; 2. O aumento no preço do petróleo; 3. A redução do risco Brasil.

Ele também mostra o que levou a destruição do valor da empresa, focando em diversas decisões ruins que aconteceram nos últimos anos.

Se analisarmos os itens que contribuíram com o sucesso da empresa entre 2005 a 2012 é possível perceber que os campos possuem uma viabilidade questionável (item 1) diante da redução do preço do petróleo (item 2). O risco do Brasil, apesar do aumento nos últimos meses não foi um fator importante na análise.

Mas o fator crucial para perda de valor da empresa foi simplesmente a má gestão. Isto inclui vender o produto por um valor reduzido; aceitar projetos financeiramente inviáveis, mas cujo critério de decisão foi a política; não acreditar na importância dos controles internos; aceitar a influencia política, entre outras questões.