7.3.12

Capitalização


Definição – Corresponde ao valor de mercado da empresa. É obtido através das cotações das ações da empresa no mercado de ações pelo número de ações existente. Também denominado de valor de mercado, muito embora este nome seja controverso.

Fórmula – Capitalização = Preço por ação x número de ações

Sendo

Preço por ação = corresponde ao preço de negociação da ação no mercado acionário numa determinada data ou pregão.

Número de ações = diz respeito ao número de ações da empresa

Unidade de Medida – O valor está expresso em unidades monetárias. Assim, grandes empresas terão uma capitalização que poderá ser de bilhões de reais. Além disto, a informação da capitalização é dada diariamente. Desta forma, afirma-se que a “capitalização da Vale do Rio Doce refere-se ao dia 7 de março de 2012, após o fechamento do mercado”.

Intervalo da medida – Na teoria pode variar entre zero a infinito. As grandes empresas possuem capitalização acima de um bilhão de real. Para empresas de capital fechado não é possível obter esta informação.

Como calcular – Esta informação pode ser calculada através dos seguintes passos:

a) Obtenha o número de ações existentes por cada tipo de ação. Esta informação está nas demonstrações contábeis das empresas. Em algumas empresas isto está destacado no próprio balanço patrimonial. Outra opção é observar as notas explicativas

b) Coletar a cotação de cada ação no mercado acionário. Geralmente as empresas brasileiras possuem ação negociada na Bovespa. A informação do preço da ação pode aparecer no próprio endereço da empresa ou então numa base de dados.

Os passos anteriores podem ser difíceis já que: algumas empresas possuem negociação em mais de uma bolsa de valores; existem ações em tesouraria; podem existir mais de um tipo de ação, algumas delas com baixo número de negociação no mercado acionário; entre outros aspectos.

Esta informação é possível obter em endereços na internet. Alguns deles são pagos (Economática) ou possuem restrições no acesso (Comdinheiro ou Infomoney). Mas existem base onde a informação é pública. A figura a seguir mostra a capitalização da Vale  do Rio Doce obtida num destes endereços:

Algum leitor teria outra sugestão? O leitor Fernando Kempf sugere as seguintes fontes: Reuters,  Bloomberg Para empresas estrangeiras (na maioria dos EUA ou Canadenses): Google Finance e  Yahoo Finance)

Grau de utilidade – Moderado. É aplicável somente as companhias com ações na bolsa de valores, o que reduz muito o grau de abrangência. Além disto, a complexidade do cálculo pode afetar seu resultado. Entretanto, é importante salientar que a capitalização pode ser usada para obter outros índices.

Controvérsia de Medida – Existe alguma controvérsia para as empresas com ações de baixa liquidez ou ações com direitos exclusivos. Outro aspecto é uma empresa com ações negociada em diversas bolsas, inclusive no exterior. Neste caso, o valor da cotação deve considerar a conversão da taxa de câmbio, o que aumenta os problemas deste valor.

Cuidados Adicionais
a) O valor de mercado de uma empresa varia diariamente. Isto significa que este indicador esta sempre se alterando. A página da Wikipedia da empresa informava que a capitalização era de 190 bilhões de dólares, superior aos 164 bilhões da figura acima. Isto pode ser positivo, pois torna seu valor bastante dinâmico.

b) O valor depende da distribuição de dividendos. Quando uma empresa ainda não distribuiu dividendo, o preço da ação já considera a expectativa deste dividendo. Logo após a distribuição, o preço tende a cair. Em empresas com distribuição em intervalos menores, mensais, por exemplo, este problema não é tão expressivo.

c) A capitalização é mais importante para empresas com ações pulverizadas.

d) O valor da capitalização deve ser considerado com ressalva pode existe o efeito tamanho. Empresas de grande porte tendem a ter uma capitalização maior que empresas de pequeno porte. O ideal seria considerar esta informação de maneira relativa, através da divisão pela receita de vendas, por exemplo.

e) A capitalização é influenciada por fatores externos, como crises e euforias do mercado. A figura abaixo mostra a história da capitalização da Vale nos últimos anos. O elevado valor da empresa em 2007 e a redução da capitalização em momento posterior é consequência da crise financeira.


f) Em empresas com baixa liquidez a capitalização pode estar sujeita a transações atípicas do mercado, devendo ser considerada com muito cuidado.

g) Empresas que fazem parte do índice do mercado, como o Ibovespa, tendem a ter uma capitalização maior que as empresas que não participam deste índice.

h) Para empresas com ações negociadas em bolsas de diferentes países, a capitalização pode ser influenciada pelo comportamento da taxa de câmbio e pelos impostos. Este efeito é controverso, já que existe o processo de arbitragem.

Veja também

Margem Bruta 
ROI
Liquidez Corrente